O conceito de cidade inteligente integra a tecnologia da informação e comunicação (TIC), com vários dispositivos físicos conectados em rede para otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade e conectar-se aos cidadãos. A tecnologia da cidade inteligente permite que as autoridades de uma cidade interajam diretamente tanto com a infraestrutura da comunidade desta cidade como monitorem o que está acontecendo com seus equipamentos, trânsito e sistemas de comunicação, bem como analisando o progresso desta cidade. As Tecnologias de informação e comunicação são usadas para melhorar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos, reduzir custos e consumo de recursos e aumentar o contato entre cidadãos e governo. As cidades inteligentes podem ajudar tanto o poder público a reconhecer problemas em tempo real, quanto o cidadão a produzir informações, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar essas dificuldades. Uma Smart City pode, portanto, estar mais preparada para responder a desafios do que uma cidade com um simples relacionamento “passivo” com seus cidadãos e sua infraestrutura.
Telemedicina pode ser definida como o conjunto de tecnologias e aplicações que permitem a realização de ações médicas à distância. Trata-se do uso das modernas tecnologias da informação e telecomunicações para o fornecimento de informação e atenção médica a pacientes e outros profissionais de saúde situados em locais distantes. É uma área da telessaúde e sua principal área atualmente é a cibermedicina, medicina por Internet ou intranet. Com a evolução dos meios de comunicação, é natural que o contato entre o médico e o paciente possa ser feito a distância. Por isso todas as aplicações dessa técnica apresentaram respostas positivas, tanto de médicos quanto de pacientes.
É um ponto de acesso à internet de forma gratuita. Um local onde a tecnologia Wi-Fi está disponível em locais públicos com grande tráfego de pessoas, tais como praças, rodoviárias, aeroportos, bibliotecas, onde é possível conectar-se à internet utilizando qualquer computador portátil ou celular que esteja preparado para se conectar a uma rede sem fio do tipo Wi-Fi. Os hotspot necessitam de grande tecnologia e velocidade uma vez que são utilizados por inúmeras pessoas e também possuem sistemas de segurança extremamente rígidos para proteção de todos os usuários.
Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de modo a permitir a todos o direito ä internet de forma gratuita. Um incluído digitalmente poderá, não apenas trocar e-mails mas usufruir desse suporte para melhorar as suas condições de vida a fim de buscar novas oportunidades de emprego, meios de comunicação, formas de obter aprendizado entre outras. Assim, trazer mais benefícios para a vida pessoal e profissional do cidadão. A inclusão digital, para acontecer, precisa de instrumentos e dispositivos para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas. A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.
O rastreador é um dispositivo de geolocalização que funciona a partir da internet ou a partir de GPRS, enviando sinais captados pelo GPS à central de monitoramento. Com a sua precisão, é possível realizar o rastreamento veicular em tempo real até mesmo em locais distantes, pois as coordenadas são fornecidas como em um GPS. A gestão de frotas consiste na utilização de equipamentos e softwares que permitem às empresas, aumentar a produtividade e eficiência das suas operações além de eliminar os riscos e custos relativo ao uso incorreto dos seus veículos. Multas, manutenções, abastecimentos, pneus, documentação e custos, são alguns itens fundamentais na gestão do veículo que podem ser melhor avaliados por meio de um bom sistema de rastreamento veicular. Um veículo não é diferente de qualquer outro ativo da empresa, mas, ao contrário de alguns outros ativos, os veículos exigem uma dependência em relação ao motorista, incluindo a manutenção preventiva e corretiva, os custos de abastecimentos, as multas, a conformidade com os serviços prestados, políticas de segurança, leis de trânsito etc. Portanto gerir seus veículos proporciona uma visão ampla do que de fato está acontecendo com sua frota e torna-se extremamente necessário ao administrador eficiente.
Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz solar. Estas células são chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz do Sol que incide sobre sua casa. As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas. Atualmente, os custos associados aos painéis solares se tornaram mais baixos tornando esta opção muito eficiente e rentável. O aumento do custo dos combustíveis fósseis e a experiência adquirida na produção de células solares aumentaram a procura por essa forma de energia que trás um grande benefício ao planeta por ser ecológica, limpa e segura.
É um sistema de monitoramento inteligente composto através do uso de câmeras, combinado com um banco de dados de informações policiais, integrando ao sistema os bancos de dados das polícias civil, militar, prefeituras e empresas de segurança. Também pode integrar um sistema de fotos criminais além de dados de veículos e de carteira nacional de habilitação do Detran. Este sistema pode ser utilizado como meio multiplataforma de monitoramento e prevenção ao crime. Uma de suas funcionalidades é o reconhecimento de suspeitos evitando situações indicativas de potenciais crimes, como uma moto estacionada entre carros num congestionamento, indivíduos rondando residências ou pontos comerciais que trabalham com altos valores, situações de fuga e veículos em alta velocidade, entre outras. São utilizadas por diversos municípios em sua região central, avenidas, bairros e rodovias podendo gerar maior controle evitando assaltos, furtos ou acidentes, como também recuperar veículos furtados e foragidos da justiça.
O sistema de leitura de placas utiliza uma câmera de alta resolução especialmente desenvolvida para leitura de placas dos veículos. Um sistema de identificação automática de placas de veículos desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Sistemas da Polícia Militar de Minas Gerais é uma das principais ferramentas tecnológicas usadas no combate ao crime. O Sistema Hélios é um software que captura, via câmeras de segurança, os caracteres das placas de veículos e os envia à central de monitoramento. A partir do momento em que o veículo suspeito passa pelos locais com videomonitoramento um sinal de alerta é emitido e indica a localização geográfica e o sentido do deslocamento, o que auxilia no cerco e bloqueio do suspeito. Ele também faz o alerta em tempo real de veículos com mandado e documentação irregular.
Este espaço será utilizado para compartilhar e construir de forma colaborativa as informações e questões relacionadas à tecnologia da informação e comunicação da administração municipal. Os municípios possuem posição de destaque na economia brasileira, tradicionalmente envolve interesses bastante diversos, não raro ligados a grupos sociais e políticos externos ao município. As decisões políticas que aí ocorrem costumam apresentar consequências em regiões alheias à cidade, visto que pela cidade circula grande parte do fluxo humano no país, por exemplo, leis municipais envolvendo taxações diversas fatalmente acarretarão alterações econômicas em regiões distantes. Desta forma, a disponibilização de informações através de um portal de comunicação municipal se torna essencial visto que a configuração política do município é considerada bastante complexa, composta por grupos e forças sócio-políticas de caracterização bastante variada no espectro social.
Como proteção de dados entende-se a possibilidade de cada órgão público ou empresa determinar de forma autônoma a utilização que é feita de seus próprios dados, em conjunto com o estabelecimento de uma série de garantias para evitar que estes dados sejam utilizados de forma indesejada ou até apagados gerando danos de qualquer espécie, às empresas prefeituras, órgãos governamentais ou públicos e aos seus funcionários. A ideia de estabelecer uma proteção dos dados e informações privadas só é possível com o amplo desenvolvimento das tecnologias da informação, o perfil desta garantia transmudou-se lentamente à medida que as informações pessoais passaram a representar a própria pessoa em inúmeras situações, tornando necessário o desenvolvimento de um instrumento para o efetivo controle destas informações para que se pudesse ao fim proteger a própria privacidade.
As comunicações têm contribuído para provocar revoluções radicais periódicas na administração das sociedades modernas. Após o desenvolvimento da tecnologia de infovias municipais estas redes têm encurtado distancias de tal maneira que nos dias atuais tem-se dificuldade em encontrar um município que não esteja interligado por essa tecnologia. A mais recente destas mudanças radicais tem acontecido com a convergência entre o conceito de redes ópticas de comunicações que oferecem banda ilimitada e o modelo de transmissão de dados de redes TCP/IP. Esta convergência nos leva à construção de uma rede inteligente de comunicações que permite a oferta de uma enorme gama de serviços e aplicações moldados à disposição e sob o controle do usuário final. Por exemplo, a utilização deste modelo permite que os serviços de distribuição de TV, acesso à Internet e telefonia sejam realizados em uma mesma rede. Além destes, novos serviços podem ser implementados, tais como videoconferência, escolas virtuais, empresas virtuais, telemedicina, hotsposts, portais de comunicação e muitos outros.
Através de uma Central de Trânsito é possível realizar monitoramento de trânsito em tempo real, verificando as condições de fluidez do tráfego e se existem interferências em vias importantes da sua cidade. As imagens das câmeras de monitoramento são controladas pela Central de Operações e em casos de acidentes agiliza o trabalho das equipes de resgate. O serviço possui câmeras de monitoramento localizados em espaços públicos e em prédios municipais sendo monitorado pela central através de câmeras com alta resolução que estarão à disposição podendo ser utilizadas 24 horas por dia, armazenando imagens de vários locais com maior fluxo de veículos na cidade. O sistema opera com toda a modernidade necessária utilizando recursos de “softwares inteligentes” e todos os veículos que entrarem na área de abrangência do sistema poderão ser rastreados e o seu caminho dentro da cidade será monitorado. A tecnologia permitirá que a Polícia Militar tenha em tempo real informações sobre veículos suspeitos e sua localização exata naquele momento. O sistema também poderá ser beneficiado com a instalação do videomonitoramento interligado entre o Samu, Guarda Civil Municipal e Departamento de Trânsito da prefeitura, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Com essa ação, por exemplo, haverá mais agilidade na ação do atendimento às ocorrências de acidente de trânsito em sua cidade.
Telefone: (11) 3164 3822
[email protected]
Telefone: (31) 3010 7451
[email protected]
Copyright © 2021 Cidade Digital Brasil
Site desenvolvido por ClockMedia